Autenticação

E-mail (Somente Membros)
Senha


 
Portal da Escola Municipal 12.13.6    ISABEL MENDES
biografias, histórias inesquecíveis e episódios marcantes
Dedicado à Família de Amigos do Isabel Mendes de ontem, hoje e de amanhã!
E-mail (Somente Membros)
Senha
Esqueceu sua senha? Clique Aqui!
 
 
 DIRETORAS   MESTRES   MEMBROS   EPISÓDIOS   DEPOIMENTOS   LEMBRANÇAS   ENTREVISTAS   ANIVERSARIANTES   ARTIGOS   FOTOS   BIOGRAFIAS 
 TURMAS   FORMATURAS   LIVRO CLÁSSICO   MUSEU VIRTUAL   EVENTOS   VOCÊ SABE O NOME?   AJUDE A ENCONTRAR   EMPRESAS   LINKS 
 
 
Busca (Nome E/OU Sobrenome)
INÍCIO   FALE CONOSCO   CADASTRE-SE
 
 
  VER TODAS AS ENTREVISTAS 
Entrevistas
 

Alexandre
Freitas
1982 a 1985        
Nasceu em 29-12-1968 00:00 (55 anos)
Rio Janeiro, RJ, Brasil
Brasil (Nacionalidade)
Cristã/Evangélica (Religião)
Mora em Vila Velha - ES - Brasil Casado(a)
  

1


Reencontro
Entrevista a Alexandre Freitas
Realizada por Marcos Flávio, via eletrônica de Lima-Perú a Vila Velha, sábado 19-10-2013 21:11

Os irmãos Freitas: (da direita pra esquerda) Cláudio, Alexandre e Rogério união, fortaleza e alegria
Alexandre, Bem-vido! Primeiramente queremos agradecer este momento que você nos proporcionando de passar um pouco de suas lembranças e experiência de vida pra gente. Se tivesse que dar um título para esta entrevista como gostaria de chamá-la?
Reencontro

Alexandre o que você acha que a educação acadêmica que recebeu no Isabel Mendes influenciou ou influencia na sua vida?
Foi a base principal!

A escolha da sua profissão teve relação com o Colégio? Se sim, conte...
Não! A minha profissão não teve qualquer relação com o colégio!

O que se sente ter estudado numa escola que deveria ser comum (como escola do governo) mas ter a importância que ocupava na educação da região? Você acha que isso se deve a quê?
Sinto orgulho de ter passado por lá! Percebi uma diferença muito grande no atual modelo das escolas públicas. Talvez isso se deva ao modelo político da época.

Qual o(a) Professor(a) que mais lhe marcou? Por que?
Os professores que mais me marcaram foram D. Silvia, D. Lúcia de História, D. Zilda... Neide, Andrea.

O que lembra imediatamente quando aparece o nome "Isabel Mendes"?
Dos amigos e dos bons momentos compartilhados tanto nos momentos que antecediam a aula, o recreio, jogo de tampinhas de garrafa, figuras de álbum que colecionávamos, o topete do Marcos Flávio imitando o M.J., os desenhos dele, do José Alvarez, do David... Das reprovações, da Caixa Escolar, do seu Pedro, dos momentos de educação física... Já levei os meus filhos até a porta do Isabelão para mostrar-lhes parte de nossa história. Sou difícil ficar emocionado, mas nesse dia me deu um nó na garganta!

Quais amigos(as) você teve perto e em quais períodos? Quais amigos(as) do Colégio ficaram eternos e se encontram até hoje?
Depois que saí da Isabel Mendes, acabei perdendo o contato com o pessoal. Eu saí do Rio, por conta da profissão, e nunca mais retornei. O meu irmão, Rogério, que teve a oportunidade de se encontrar com muitos...

Você estudou no Isabel Mendes em qual período?
Creio que de 1982 a 1985

Qual o fato que mais lhe marcou na sua época de Colégio?
Vários... Seria difícil retratar apenas um, mas posso adiantar os festivais de música, as paixões, professora bonita, reprovações, ser da caixa escolar...

Que tipo de conselhos que você passou aos seus filhos que aprendeu no Colégio?
Curtirem as matérias, os amigos e a absorção máxima de todas as experiências em sala de aula e extra sala, pois os anos nunca hão de retroagir para se corrigir algo no passado!

Você sente saudades do Colégio? Da época? Das pessoas? Por que? Acha que a época de hoje o conceito de amizade é diferente do da época?
Tenho saudades sim! A convivência com o grupo proporcionou o alargar da visão a respeito do mundo e de suas oportunidades! Hoje é bem diferente sim, em todos os contextos. Para se ter uma ideia, no passado as crianças podiam brigar e pronto. Hoje, elas se matam, coisa que não ocorria em nosso tempo. Posso lembrar ainda da festa que o Mário deu no apartamento dele, com músicas, salgadinhos e etc... Sem contar as minhas idas na tua casa lá na Rua Maranhão... Muito show!!

Você teve outros familiares que estudaram no Isabel Mendes. Qual o nome deles?
Cláudio, o mais velho, e o Rogério, caçula, que chegou ser da minha sala.

Conta um pouco da sua esposa, vocês se conheceram no Colégio?
Apesar de estudarmos na mesma escola, eu não tenho lembranças dela lá, mas ela se lembra de mim! A Eliane morava na Rua José Veríssimo, no Méier e nos conhecemos na Igreja. Eu era músico, na época, e fui passar um ano novo (1987/1988) em sua casa e...

Na época do Colégio você morava onde?
Morava no morro da Cachoeirinha, no Lins.

Você frequentava o Refeitório? Sobre a arte culinária do refeitório qual é o prato que você mais lembra e gostava?
Rapaz... Eu era um cliente assíduo do refeitório. Talvez não tenha nenhum prato que mais gostava, pois gostava de todos.

Que eventos você lembra que o Colegio proporcionou? Quais deles você participou? (Campeonato de Handball, Festa Junina, Teatro, Festival de Primavera, Festival de Música, ...)
Participei apenas como espectador.

Quais eram as características que mais te marcavam no Colégio Alexandr, você era quietinho? bagunçeiro? estudoso? colava? discreto? extravagante? Não precisa responder tudo, conta um pouco pra gente como você era...
Passei por fases... Até aquela de falar besteiras e fazer perguntas idiotas. Disso me envergonho e muito. Eu usava um topete ridículo, só ia de calça de tergal, fazia muita bagunça sim... Uma vez, lembro que faltou luz repentinamente. Eu estava com um pedaço de giz nas mãos... Coitada da professora que ficou com as costas ardendo. Fiz muita molecagem que não são motivos para orgulho!

Seus pais participavam da vida comunitária-escolar?
Não

Sabemos que toda sua família eram músicos, habilidades inigualáveis segundo o que comentam, conta um pouco disso... E seus filhos também tocam?
Não! O Guilherme toca violão e a Priscila tem o dom de cantar (pai coruja) mais não levam isso a sério!

Na época do Colégio sua família frequentava a Igreja. Você hoje exerce alguma atividade na área? Fala um pouco pra gente?
Sim! Hoje somos batistas tradicionais. Já presidi três Igrejas em lugares diferentes, mas não sou pastor! Gosto de pregar o Evangelho!

Como foi parar em Vila Velha - ES?
Por conta dos percalços da profissão que abracei, tivemos a oportunidade de rodar o Brasil de norte a sul, e Vila Velha foi o lugar com que mais nos identificamos. Chegamos aqui em 2.004 e pretendemos terminar os nossos dias nesta cidade.

Que mensagem você deixaria para os seus amigos da época? E pros alunos atuais?
Deixo como mensagem que foi muito bom e importante ter convivido com todos, mesmo não me recordando de alguns e tendo esquecido o nome de outros, de certa forma todos contribuíram para moldar o que sou hoje como pessoa. Para os alunos atuais, vivam o seu momento, pois a vida passa muito rápido. Nesse giro, façam coisas das quais não venham a se arrepender nem se envergonhar no futuro.

Alexandre, o que você gostaria de dizer a mais nesta entrevista que não lhe perguntamos? Vai, o espaço é seu, é uma honra pra gente poder te conhecer um pouco mais.
Ainda bem que não perguntou sobre as paixões.... rsrsrsrs! Foram poucas, porém marcantes! Hoje é passado, mas na época... Finalizo dizendo que a honra foi minha e, responder as perguntas formuladas me proporcionou viajar ao passado e recordar de muitos momentos bem vividos na Isabel Mendes! A minha casa está de portas abertas para quem desejar vir conhecer o Espírito Santo e relembrar os bons e velhos tempos!!! Abraços!!!!




 
 

INÍCIO  |  QUEM FOI ISABEL MENDES?  |  FALE CONOSCO  |  CADASTRE-SE  |  COMO FUNCIONA?  |  TERMOS E POLÍTICA DE USO  |  COLABORADORES

.:: • © Copyright 2012-2024, PORTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MENDES ® • Development for Santos Digital ™ Global Strategy • ::.
for Internet Explorer • Monitor Resolution 1280px x 800px