Autenticação

E-mail (Somente Membros)
Senha


 
Portal da Escola Municipal 12.13.6    ISABEL MENDES
biografias, histórias inesquecíveis e episódios marcantes
Dedicado à Família de Amigos do Isabel Mendes de ontem, hoje e de amanhã!
E-mail (Somente Membros)
Senha
Esqueceu sua senha? Clique Aqui!
 
 
 DIRETORAS   MESTRES   MEMBROS   EPISÓDIOS   DEPOIMENTOS   LEMBRANÇAS   ENTREVISTAS   ANIVERSARIANTES   ARTIGOS   FOTOS   BIOGRAFIAS 
 TURMAS   FORMATURAS   LIVRO CLÁSSICO   MUSEU VIRTUAL   EVENTOS   VOCÊ SABE O NOME?   AJUDE A ENCONTRAR   EMPRESAS   LINKS 
 
 
Busca (Nome E/OU Sobrenome)
INÍCIO   FALE CONOSCO   CADASTRE-SE
 
 
  VER TODAS AS ENTREVISTAS 
Entrevistas
 

Rita
Marins
1979 a 1986        
Nasceu em 30-12-1973 00:00 (50 anos)
Rio Janeiro, RJ, Brasil
Brasil (Nacionalidade)
Católica (Religião)
Mora em Rio Janeiro - RJ - Brasil
  

0


Reencontro de velhos amigos no Peru
Entrevista a Rita Marins
Marcos Flavio Alves dos Santos 20-10-2013 16:12

Rita, ou carinhosamente como te chamávamos no Colégio, "Ritinha", seja Bem-vinda! Bem-vinda aqui no Portal Isabel Mendes, mas Bem-vinda principalmente em Lima, capital do Perú! Muita gente pode se perguntar, mas porque lá no Perú? É que nós combinamos de nos encontrar aqui já que você vinha para um curso e eu moro por aqui. Ritinha, nossa entrevista foi constante a todo momento fazia, mas registrei algunas perguntas que conduzem à assuntos que conversamos. Algum dia terminaremos esta document
Reencontro de velhos amigos no Peru

Você muito bem instalada hein? Hotel Hilton Lima em Miraflores. Conta o que veio fazer aqui no Perú?
Vim fazer um curso de formação na minha área pelo meu trabalho

Qual é a sua carreira?
Sou secretária bilíngue.

Você morava na época do Colégio na Aliança Francesa, se pode dizer que crescer junto ao Francês abriu as portas para sua profissão?
Sim, pois se não fosse o francês, não teria essa profissão.

Conta um pouco de seus pais, seu irmão...(diga o nome deles, características e no que são referenciais pra você).
Meus pais (Sonia e Gessi) sempre foram referência de gente honesta e trabalhadora, pobre mas decente, humilde e acolhedora (como é todo bom pobre). Tiveram muita dificuldade na vida, eram muito pobres mas nem por isso perderam sua dignidade e seus valores. Meu irmão Ricardo (mais conhecido como índio) era um rapaz que tinha muitos amigos, era muito popular no colégio por ser uma cara bem humorado, apesar de gago (rsrs) e por ser judoca. Ninguém podia com ele! Ninguém se metia com ele! Mas, ele nunca entrava numa briga. Era bem respeitado.

Você chegou a estudar junto com seu irmão seja na mesma série ou na mesma sala?
Sim, ele era 3 anos mais velho que eu, mas por ele repetir de ano algumas vezes, acabei pegando ele.

Sua mãe ainda continua cozinhando aquelas delícias menina? Quando a gente chegava naquela casa não quería mais sair eles sempre foram uns amores de pessoas.
Sim, minha mãe continua fazendo coisas gostosas, mas não como antes, pois os filhos já tem suas casas e seus filhos. Agora, são vovô e vovó. Fazem coisas gostosas pros netinhos!

Ritinha o que você acha que a educação acadêmica que recebeu no Isabel Mendes influenciou ou influencia na sua vida? O que se sente ter estudado numa escola que deveria ser comum (como escola do governo) mas ter a importância que ocupava na educação da região? Você acha que isso se deve a quê?
Isabel Mendes foi referência de bom ensino e bons professores (bem qualificados, interessados, rigorosos mas tb críticos e incentivadores).

Qual o(a) Professor(a) que mais lhe marcou? Por que?
Tia Fátima (da primeira à quarta série). Talvez porque tenha sido minha primeira professora e com certeza porque era muito carinhosa e muito boa com todos. Muito paciente.

O que lembra imediatamente quando aparece o nome "Isabel Mendes"?
Das pessoas... os alunos, os funcionários, os professores, da comida. Dá saudade.

Quais amigos(as) você teve perto e em quais períodos? Quais amigos(as) do Colégio ficaram eternos e se encontram até hoje?
Quando ficava doente, pedia emprestado os cadernos da Gisele, Ernestina, Felícia e da Valesca.

Você estudou no Isabel Mendes em qual período?
De 1980 até 1988.

Qual o fato que mais lhe marcou na sua época de Colégio?
A dedicação dos professores.

Que tipo de conselhos que você passou aos seus filhos que aprendeu no Colégio?
Eles ainda são muito pequenos, mas repassarei pra eles que devem cuidar bem de seu colégio, pois é como se fosse nossa segunda casa e que dali podem sair muitos amigos pro resto da vida. Que os professores devem ser respeitados e admirados, pois cada um deles, com sua história particular, sempre tem muitos a nos ensinar, até mais do que a matéria da escola, mas sobre a própria vida.

Você sente saudades do Colégio? Da época? Das pessoas? Por que? Acha que a época de hoje o conceito de amizade é diferente do da época?
Sinto muitas saudades, muitas saudades!

Você teve outros familiares que estudaram no Isabel Mendes. Qual o nome deles?
Sim, meu irmão Ricardo Monteiro de Marins.

Conta um pouco da sua nova família: esposo, filhos, onde vocês se conheceram?
Meu marido e eu nos conhecemos na internet!!! Ele tinha acabado de voltar pra Igreja Católica e queria um relacionamento sério. Fizemos amizade.Dentro de 1 semana de namoro, ele me apresentou a mãe dele e eu percebi que ele era sério mesmo. Ele é um grande companheiro. Estamos juntos há 4 anos e temos 2 filhos lindos e abençoados: Mariah de 2 anos e Emanuel de 3 meses. São nossos presentes enviados por Deus que nos incumbiu de cuidar deles com todo amor e carinho. E é isso que estamos fazendo.

Você frequentava o Refeitório? Sobre a arte culinária do refeitório qual é o prato que você mais lembra e gostava?
Eu não perdia as refeições por nada. Tudo era muito bom. Eu gostava muito de arroz com peixe, macarrão com salsicha e os mingaus deliciosos.

Que eventos você lembra que o Colégio proporcionou? Quais deles você participou? (Campeonato de Handball, Festa Junina, Teatro, Festival de Primavera, Festival de Música, ...)
Todos os campeonatos de handball, todas as festas juninas, lembro de um festival onde eu dancei com algumas amigas, os teatrinhos que via quando era do jardim de infância e primário. TUDO FOI MUITO BOM!

Quais eram as características que mais te marcavam no Colégio Ritinha, você era quietinha? Bagunceira? CDF? Colava? Discreta ou extravagante? Não precisa responder tudo, conta um pouco pra gente como você era...
Eu era bem discreta, na minha, não colava e não deixava ninguém colar de mim pq achava injusto. Nunca fui uma aluna exemplar, mas minhas notas eram boas, eu gostava muito de estudar. Eu não admitia que mexessem com amigos meus e enfrentei muitos meninos que eram abusados comigo. Eu era muito atrevida caso fosse necessário.

Seus pais participavam da vida comunitária-escolar? Como?
Sim, indo às reuniões de pais e cobrando de mim respeito e boa disciplina.

Sabemos que você e seu irmão tiveram muitos destaques no esporte, você em natação e seu irmão nas lutas marciais, esta habilidade vem de família? Porque estes esportes?
Acho que vem de família sim, pois meu pai era lutador de box. Por causa do meu problema de coluna, o médico me indicou a natação. Eu queria fazer mais esportes, mas por causa do meu problema, não podia. Meus pais colocaram meu irmão no judô porque os meninos da escola queriam bater nele.

Você pode falar um pouco da sua experiência de Deus? da Igreja?
Conheci a Igreja Católica por causa da Primeira Comunhão. Minha mãe era da umbanda, mas me levava pra Igreja a fim de cumprir a tradição. Eu me apaixonei pela Igreja e nunca mais quis deixá-la. Eu queria seguir Jesus e fazer a vontade Dele. Entre idas e vindas na Igreja, minha vida tomou um rumo que eu não gostei por ter tomado decisões erradas, sem consultar nem pedir a ajuda de Jesus, já que eu era uma mulher muito independente e resolvia minha vida sempre sozinha.Enfim, depois de tanto quebrar a cara, eu decidi deixar Jesus conduzir minha vida e Ele me deu presente uma família espiritual (uma comunidade católica) que me sustenta, meu marido e meus filhos dentre tantos inestimáveis e frequentes presentes. Um dos incontáveis presentes foi minha mãe ter renegado a umbanda e se tornado uma católica de oração diária.

Ficando um pouco mais profundo porque nossas conversas sempre foram assim "profundas", como vc definiria a Ritinha de 20 anos atrás e a Ritinha de agora?
Eu era auto suficiente e agora, dependo de Deus e sou muito mais feliz.

Antes da gente terminar vamos fazer um "bate-bola isabel" rápido?
Sim

o que mais gosta?
De falar sobre Deus.

O que não gosta?
De mentira.

Sua maior alegria?
Saber do Amor de Deus por mim.

Maior saudade?
Da minha infância

cor preferida?
Azul

Obra literária de cabeceira?
A Bílbia

filme?
O alto da Compadecida

Artista/grupo?
Roupa Nova

esporte preferido?
Natação

Instituição de ensino e profesor(a) do coração?
Escola Municipal Isabel Mendes/ Tia Fátima

Religião/Deus na sua vida?
Igreja Católica Apostólica Romana

Clima preferido?
Frio

Lugar preferido?
O campo

Lazer preferido?
Viajar

Que mensagem você deixaria para os seus amigos da época?
Queridos, sinto muitas saudades de nossa infância e adolescência juntos e gostaria que estivessem todos perto de mim. Cada um de vocês foi importante na minha vida me dando bons exemplos que eu nunca me esqueci e até maus exemplos que eu decidi não copiar, mas todos tiveram influência na minha vida e agradeço a Deus por cada um de vocês.

Ritinha, você continua um amor de pessoa, quería dizer que foi RENOVADOR te re-encontrar, me sinto feliz e abençoado por poder ter tua amizade. Nós conversamos muitas coisas nestes 3 dias que parecem poucos, mas aproveitamos ao máximo. Energia Positiva, Humildade, Riqueza de Coração, /Bondade, Preocupação com o próximo...seria impossível listar todas as coisas que você me transmitiu Ritinha. Muito obrigado por partilhar conosco, e o que você gostaria de dizer a mais nesta entrevista que não lhe
Foi uma grande alegria reencontrar você e conhecer sua família. Você que fez parte da minha adolescência e que me trouxe lembranças tão agradáveis. Muito bom saber que você está bem e não mudou em nada, só melhorou com a experiência de vida. Foi um prazer reviver tudo isso. Deus o abençoe! Beijos... Ritinha Que pena que foram somente 3 dias que pudemos estar juntos.Tínhamos tanta coisa pra conversar...Lembranças do passado e nossa vida presente. Sua família é maravilhosa e espero muito, muito que possamos nos reencontrar pessoalmente e que você possa conhecer a minha família. Agradeço a linda acolhida de sua família me recebendo no aeroporto, o almoço juntos, o tour pela cidade e o imenso carinho de todos vocês. Sinto saudades de todos!




 
 

INÍCIO  |  QUEM FOI ISABEL MENDES?  |  FALE CONOSCO  |  CADASTRE-SE  |  COMO FUNCIONA?  |  TERMOS E POLÍTICA DE USO  |  COLABORADORES

.:: • © Copyright 2012-2024, PORTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MENDES ® • Development for Santos Digital ™ Global Strategy • ::.
for Internet Explorer • Monitor Resolution 1280px x 800px