Autenticação

E-mail (Somente Membros)
Senha


 
Portal da Escola Municipal 12.13.6    ISABEL MENDES
biografias, histórias inesquecíveis e episódios marcantes
Dedicado à Família de Amigos do Isabel Mendes de ontem, hoje e de amanhã!
E-mail (Somente Membros)
Senha
Esqueceu sua senha? Clique Aqui!
 
 
 DIRETORAS   MESTRES   MEMBROS   EPISÓDIOS   DEPOIMENTOS   LEMBRANÇAS   ENTREVISTAS   ANIVERSARIANTES   ARTIGOS   FOTOS   BIOGRAFIAS 
 TURMAS   FORMATURAS   LIVRO CLÁSSICO   MUSEU VIRTUAL   EVENTOS   VOCÊ SABE O NOME?   AJUDE A ENCONTRAR   EMPRESAS   LINKS 
 
 
Busca (Nome E/OU Sobrenome)
INÍCIO   FALE CONOSCO   CADASTRE-SE
 
 
0

  VER TODOS OS ARTIGOS 
Artigos
 

Quem foi Isabel Mendes?
20/05/2013

Professora no perí­odo de 1935, Isabel Mendes fez memória do Méier para o mundo ao ensinar o ilustre Millôr Fernandes (Milton Viola Fernandes 16-08-1923 / 27-03-2012), um dos mais influentes escritores da literatura brasileira.

Quando a Professora Isabel Mendes lecionava o ensino básico no Méier a escola se chamava Enes de Sousa.

Entre 1931 e 1935, Millôr cursou o ensino básico na Escola Enes de Sousa. A professora Isabel Mendes tinha uma caracterí­stica citada inúmeras vezes por Millôr que possuia prazer de ensinar e de fazer o aluno aprender. Da professora Isabel Mendes guardou, como costumava dizer, a lição definitiva: este prazer de aprender. Mais tarde a escola pública seria renomeada em homenagem í  educadora, mas para Millôr aquela seria para sempre a "Universidade do Meyer". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mill%C3%B4r_Fernandes - Millôr Fernandes". Releituras).

Millor chamada a Escola Enes de Souza de Universidade do Meyer, mesmo sendo uma escola pública pois, segundo ele, o ní­vel de ensino era altí­ssimo. Diz dever tudo o que sabe a sua então professora, Isabel Mendes, e logo depois diretora. Se emocionava ao falar sobre ela "...uma mulatinha magra e devotada, que me ensinou tudo que se deve aprender de um professor ou de uma escola: a gostar de estudar. Depois disso, pode-se ser autodidata. Escola, a não ser para campos técnicos/experimentais? praticamente inútil". (http://www.releituras.com/millor_bio.asp)

Ainda entitula em outra ocasião a dirigente do até então educandário de "mestra extraordinária".

Comenta Millôr que "Enes de Sousa, só fui saber quem era muitos anos mais tarde, nas memórias de Pedro Navas. Um abolicionista, se é que isso existe." (http://www2.uol.com.br/millor/aberto/biografia/)

A escola pública tanto com o nome de Enes de Souza quanto com o nome de Isabel Mendes, escreveu história na qualidade do ensino público na região sendo citada e reconhecida inúmeras vezes em publicações.

Newton José da Costa Barbosa estudou na Escola Municipal Isabel Mendes entre os anos 1958 a 1963 e nos conta um fato de prestí­gio que entre os anos de 1956 e 1963 residiu na Rua Araújo Leitão e sem saber era vizinho de uma senhora ilustre (nesta época já idosa e aposentada, que morava com uma sobrinha de nome Deolinda), comenta que recém chegava do nordeste (AL) com seu pai, mãe e três irmãos.

"Certo dia (pelo muro que dividia as duas casas) D. Deolinda chamou pela minha mãe e disse que sua tia (D. Isabel Mendes) gostaria de conhecer e conversar com as crianças que moravam na casa ao lado..." (eles não sabiam de quem se tratava: a ilustre professora e nem o motivo do inesperado convite). Comenta Newton que tomaram banho, colocaram as "melhores roupas" e foram os quatro (dois meninos e duas meninas), nesta época ele comenta que tinha 7 anos de idade. "Lá chegando fomos levados a uma sala ampla com uma grande mesa onde na cabeçeira estava uma senhora bem idosa e frágil, porém totalmente lúcida (privilégio das pessoas cultas e do bem), rapidamente pediu que sentássemos nos lugares já reservados na mesa para cada um onde já estavam preparados: lápis (comum/cores), borrachas, papel, apontador... e livros.. muitos livros... e assim começava a brincadeira... ditado, leitura, copiar o texto, desenhar e principalmente "conversar"... afinal não é conversando que as pessoas se entendem? Diversas vezes voltamos a ter (aulas/encontro) com D. Isabel Mendes, sem saber de quem realmente se tratava... (achávamos que era uma simples professora aposentada que queria, apenas, ajudar 4 crianças pobres e recém chegadas do nordeste)... Até o dia que ela mandou chamar nossa mãe e disse para que fizesse nossas matrí­culas em uma escola pública que seria a mais próxima da nossa casa... que surpresa quando lá chegamos e vimos que o nome da escola na época era Escola Pública Isabel Mendes."

Newton comenta que estudaram inicialmente no prédio antigo e que depois de alguns meses inauguraram o prédio novo (atual).

Sem dúvida alguma esta valiosa lembrança de Newton José da Costa Barbosa reflete o especial que era estar, participar, aprender, conversar, conviver com D. Isabel Mendes. Com certeza no lugar glorioso que ela está já deve ter aplaudido muitas vezes a luta e porque não dizer os êxitos, realizações e conquistas pessoais e profissionais daqueles alunos que estiveram naquele espaço acadêmico que não a homenagearia em vão com seu nome.

Parece hoje depois de décadas ser fácil entender o porquê foi tão especial estar ali e fazer parte da filosofia de ensino "Isabel Mendes" e, ainda que não façamos parte direta da geração fundacional, quando ainda tinha a presença na terra de nossa queria Isabel Mendes, ... redundantemente digo que se faz fácil entender o porquê os encontros de tantos alunos, pessoas, tantos anos depois, tanto tempo depois, continua tendo algo que nos une, que nos faz únicos e com um elo quase inexplicável. Talvez seja que em parte o que nos une além de muita coisa, seria este elo se chame D. Isabel Mendes.

(Texto, "Elos Eternos da Escola - Vozes do EEE ao WWW" - por Alves dos Santos, Marcos Flávio)

**************************************************************

Artigo que cita a Professora Isabel Mendes
Jornal, O GLOBO 26/09/1930 - página 6

Reuniu-se o cí­rculo de paes e professores da escola Ennes de Souza

Resultado do encontro de seu presidente com o director da Instrucção

Sob presidencia do Dr. Bandeira de Mello, reuniu-se hontem, a directoria do Circulo de Paes e Professores da Escola Ennes de Souza, situada no Meyer. Estiveram presentes, além do presidente, o Sr. Juarez Pessoa, as professoras D. Isabel Mendes, directora da Escola Ennes de Souza; D. Cecilia Domingues, secretária do Circulo, e D. Luzia Siqueira Lemos.

O presidente deu conta da incumbencia que o levara í  presença do director da Instrucção Publica. Dr. Fernando de Azevedo. Accentuou o presidente a sua boa impresssão pela maneira como foi recebido por S. S., a quem expoz a necessidade inadiavel de serem fornecidas 50 carteiras para a Escola Ennes de Souza, bem como dos trabalhos, necessarios í  Sala da Sopa, a que falta o tecto, ladrilho, etc. Promptamente, o Dr. Fernando de Azevedo promptificou-se a mandar entregar as carteiras. Quanto aos trabalhos, não lhe era possivel attender ao pedido, embora reconhecesse justo e inadiavel, em vista das condições financeiras da Prefeitura. No entanto, forneceria os trabalhadores.

Tal noticia ecoou de modo o mais sympathico entre os membros do Circulo, a quem preoccupava, muito a falta de conforto a que estavam sujeitas as creanças, tomando suas refeições numa sala anti-hygienica.

Em seguida, o presidente communicou tambem que, tendo notado a falta de um filtro na mesma Escola, já providenciára para sanar tal lacuna. Em breve, elle proprio offereceria esse indispensavel objecto.

Nada mais havendo a tratar o presidente encerrou a sessão, marcando uma reunião conjunta do Circulo para a ultima quarta-feira de outubro. Conforme o programma préviamente elaborado, nessa reunião serão levados a effeito numeros de musica, recitativos pelas creanças e possivelmente uma conferencia pedagogica.


Ano da foto 1956. Ao centro Dª Isabel Mendes. (Foto publicada por Ronaldo Costa)

Nilza e Colegas da Escola Enes de Souza

Página completa do Artigo publicado no Jornal O Globo em 26 de setembro de 1930 na seção ESCOLAS

Preview do Artigo publicado no Jornal O Globo em 26 de setembro de 1930 na seção ESCOLAS

 
 

INÍCIO  |  QUEM FOI ISABEL MENDES?  |  FALE CONOSCO  |  CADASTRE-SE  |  COMO FUNCIONA?  |  TERMOS E POLÍTICA DE USO  |  COLABORADORES

.:: • © Copyright 2012-2024, PORTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MENDES ® • Development for Santos Digital ™ Global Strategy • ::.
for Internet Explorer • Monitor Resolution 1280px x 800px