Autenticação

E-mail (Somente Membros)
Senha


 
Portal da Escola Municipal 12.13.6    ISABEL MENDES
biografias, histórias inesquecíveis e episódios marcantes
Dedicado à Família de Amigos do Isabel Mendes de ontem, hoje e de amanhã!
E-mail (Somente Membros)
Senha
Esqueceu sua senha? Clique Aqui!
 
 
 DIRETORAS   MESTRES   MEMBROS   EPISÓDIOS   DEPOIMENTOS   LEMBRANÇAS   ENTREVISTAS   ANIVERSARIANTES   ARTIGOS   FOTOS   BIOGRAFIAS 
 TURMAS   FORMATURAS   LIVRO CLÁSSICO   MUSEU VIRTUAL   EVENTOS   VOCÊ SABE O NOME?   AJUDE A ENCONTRAR   EMPRESAS   LINKS 
 
 
Busca (Nome E/OU Sobrenome)
INÍCIO   FALE CONOSCO   CADASTRE-SE
 
 
0

  VER TODOS OS ARTIGOS 
Artigos
 

"Na mira dos estrangeiros" por Augusto Sales
23/12/2015
Augusto Sales é sócio da KPMG na área de Estratégia e especialista em Fusões e Aquisições (foto: Fred Bailoni)

Por Augusto Sales - Noticias / Finanças/ Isto É Dinheiro

Inflação em alta, Produto Interno Bruto (PIB) em queda e taxa de desemprego em crescimento. Esse tem sido o cenário econômico brasileiro nos últimos meses. Se de um lado, o contexto tem sido pessimista para os investidores brasileiros, por outro, esse tem sido o momento de grandes oportunidades para os estrangeiros que querem adquirir uma fatia do mercado brasileiro. É bem verdade que o Brasil nunca saiu do radar dos investidores de fora, mas dessa vez, o que vimos é que eles mudaram a estratégia para entrar no paí­s.

Anteriormente, eles até se arriscavam em adquirir e começar um novo negócio no paí­s e começar do zero. Mas agora, o forte é o movimento de aquisição de empresas, algumas com a corda no pescoço por causa de fatores como aperto de caixa, restrição de crédito, venda em queda e de redução de funcionários. Um cenário bem diferente de cinco anos atrás quando o crescimento estava em ritmo acelerado e o contexto era de expansão. Com isso, o que temos são bons ativos í  venda com preço bem inferior do que de alguns anos atrás.

Além disso, o interesse de grandes empresas de fora por aquisição de brasileiras se dá também por um outro motivo relevante: a desvalorização do real frente ao dólar fez com que aumentasse o poder de compra dos investidores e deixou as projeções hoje mais realistas no Brasil. Para se ter uma ideia dessa proporção, há casos em que com o mesmo dinheiro comprasse dois ativos iguais. Esses dois fatores deixaram o Brasil ainda mais atraente para muitos investidores, a maioria deles americanos e europeus, e que em algum momento do passado já haviam demonstrado interesse em entrar no paí­s.

Momento ideal para uma abordagem oportuna dos estrangeiros que podem aproveitar as pechinchas numa espécie de xepa nacional de empresas. O apetite dos empresários de fora é tão grande que empresas brasileiras têm sido vendidas em tempo recorde. Em setores, como o de consumo, o interesse também se mantém grande apesar do registro na queda no poder aquisitivo dos brasileiros. Outra particularidade desse momento que o paí­s está vivendo é que, pela primeira, vez, a questão do ambiente polí­tico vem sendo citada como uma barreira para quem quer investir no Brasil.

Mas que, apesar disso, eles acreditam que essa questí£o ní£o atrapalha quem tem apetite para o médio e longo prazo. Para isso, pesa o fato de termos instituições fortes e uma democracia consolidada. De forma geral, o paí­s está vivendo um momento de grandes oportunidades e que, por isso, continua atraindo investidores qualificados, que também apostam em paí­ses como a China e a índia. Apesar dos prós e contras, decerto sabemos que o Brasil é estratégico para quem pensa grande.

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20151223/mira-dos-estrangeiros/329008



Publicação "Isto é"




 
 

INÍCIO  |  QUEM FOI ISABEL MENDES?  |  FALE CONOSCO  |  CADASTRE-SE  |  COMO FUNCIONA?  |  TERMOS E POLÍTICA DE USO  |  COLABORADORES

.:: • © Copyright 2012-2024, PORTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ISABEL MENDES ® • Development for Santos Digital ™ Global Strategy • ::.
for Internet Explorer • Monitor Resolution 1280px x 800px